O Mami

Restaurante Orgânico

Bem Vindos ao MAMI

A missão “MAMI Organic Food“ passa fundamentalmente por reeducar a mais básica mas stressante das nossas necessidades, a de comer saudável.
A dieta dos dias de hoje e o estilo de vida estão completamente desarticuladas com os nossos genes e biologia. Esta incompatibilidade entre a velocidade com que o meio ambiente se altera e o nosso genoma se adapta, está na génese das doenças crónicas.

Alguns interesses e poderes instalados, conduziram a um paradigma que está na base do maior crime à saúde pública.

A dieta contemporânea é uma prescrição para a obesidade, problemas metabólicos e doenças crónicas.

Hoje em dia existe um peso gigantesco das doenças crónicas nos orçamentos destinados à saúde. Estima se que a este ritmo o orçamento mundial para doenças crónicas possa situar-se daqui a 10 anos nuns escandalosos 40 triliões de Euros.

Nos EUA uma em cada duas pessoas sofre de doença crónica. E uma em quatro tem múltiplas doenças crónicas. Estas doenças são responsáveis por 7 mortes em cada dez.

Todas as evidências apontam no sentido de que a epidemia das doenças crónicas tende a agravar-se antes de melhorar. Por exemplo, um terço dos americanos são pré diabéticos ou diabéticos. Mas o mais triste é a taxa de crescimento de diabetes tipo2 entre crianças e adolescentes.

As doenças autoimunes já afetam uma em cada seis pessoas, e sabe-se hoje que o grande fator de risco das mesmas, reside na permeabilidade intestinal. No comprometimento de uma parte do nosso sistema imunitário ao nível da flora intestinal. E na génese deste desastre estão os químicos, metais pesados, alimentos processados e açúcares refinados.

Cerca de 85% do risco de doença crónica não tem a ver com genética, mas sim com meio ambiente e estilo de vida. Os nossos genes assumem um papel determinante na predisposição das doenças que podemos vir a desenvolver, mas as escolhas que fazemos no que respeita à nossa dieta, atividade física, dormir, gestão do stress e outros fatores de estilo de vida e comportamentos, são bem mais determinantes para a qualidade da nossa saúde.

Paralelamente aos interesses instalados, floresceram outras duas indústrias que vieram agravar a saúde das populações. Estamos a falar da Indústria alimentar do “fast food” e da indústria química dos produtos geneticamente modificados, herbicidas, pesticidas, fungicidas etc. Químicos e toxinas nos alimentos, água e ar passaram a ser um dado adquirido e o seu impacto na nossa saúde é altamente nocivo, reduzindo a biodisponibilidade dos alimentos, levando a carência de nutrientes e a disfunções hormonais complicadas.

Atualmente algumas vozes e associações combatem este poder instalado e aos poucos algumas conquistas na área da “alimentação orgânica” são conseguidas.

Mas as opções e alternativas em favor da alimentação biológica são muito limitadas e residuais. As áreas confinadas à agricultura biológica são muito reduzidas. As exportações e importações destes produtos biológicos são irrelevantes nas balanças comerciais. No entanto a indústria do Orgânico começa a dar passos decisivos em áreas tão importantes como a da sensibilização e alerta para os perigos metabólicos associados à ingestão de químicos e do seu impacto na disfunção hormonal. Sim hoje sabemos que a obesidade é uma desregulação hormonal.

O nosso legado, o legado MAMI é fundamentalmente o de não permitir que crianças com um ano já tenham ingerido químicos que deveriam apenas ingerir numa vida. É o de contrariar as estatísticas de crianças que já se tornaram obesas, pré- diabéticas e até diabéticas, claro tudo à nossa escala.

A nossa mensagem necessita de ser forte e transversal no plano da saúde e da alimentação saudável. Ao contrário do que sucedia em séculos anteriores, a maior epidemia deste século é a metabólica e tudo se prende com o que comemos.

Para a concretização da missão a que nos propomos, alicerçamos as nossas ideias num conceito de restauração Biológica integrada, que se caracterize pelo seguinte:

Que tudo seja orgânico, desde os materiais de limpeza, passando por todas as mercadorias, produtos, matérias primas, assim como as farinhas e ingredientes para todos os pratos confecionados.

Pretendemos implementar este conceito em 4 vetores a saber:

Restaurante Orgânico, com vários menus de carne, peixe e vegetarianos.
Cafetaria e Padaria com Serviço de Polivalência que inclui pequeno almoço, lanches e refeições de todo o dia.
Wellcome Drink, Lounge Bar 100% orgânico
Garrafeira com o maior numero de referências de vinho orgânico nacional e 10 estrangeiros.
Pretendemos proporcionar uma oferta variada num espaço e ambiente cuidados, desde aromaterapia, musica ambiente, comida orgânica, e sempre com a essência central do comércio justo e reduzida pegada ecológica.

A nossa mensagem consubstancia-se na ideia de que devemos pagar hoje à agricultura Orgânica, ao invés de pagar amanhã à industria farmacêutica. O nosso principio enfatiza o “eat your medicines”.

Pretendemos reunir o melhor dos dois mundos. Proporcionar uma viagem pelas regiões gastronómicas do nosso país e geografia circundante, desde logo presente nos nomes de cada hambúrguer, disponibilizando uma oferta de alimentos sem efeitos colaterais nocivos para a saúde.